Cursos de Nível Secundário:
CTE Cozinha/Pastelaria
CTE Pastelaria/Padaria
CTE Restaurante/Bar
CTE Alojamento Hoteleiro
Ação Educativa
Desporto*
Multimédia*
Cursos de Nível Básico:
CEF Cozinheiro/a
CEF Operador/a de Informática
*Nova Área de Formação
Na tarde de 16 de julho, a Zendensino, Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada reuniu todos os colaboradores, no Auditório da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, numa reunião geral onde foi feito um balanço do ano letivo que agora finda e esboçadas algumas ações para 2025/26.
No encontro, conduzido pelo Presidente do Conselho de Administração (CA), Carlos Gomes de Sá, marcou também presença Isabel Araújo, vogal do CA e representante da Alfacccop, isto depois de uma reunião desta estrutura, acontecida durante a manhã desse dia, com a participação de Rui Losa, representante do Município de Esposende na mesma estrutura.
A reunião, envolvendo docentes e não docentes, permitiu ao atual Presidente do Conselho de Administração (PCA) contactar com todos os colaboradores das duas escolas, no caso a Escola Profissional de Esposende (EPE) e a Escola de Música de Esposende (EME), considerando que esta foi a primeira reunião geral da Cooperativa, após a sua tomada de posse, a 11 de abril último.
Neste encontro, em termos de Ordem de Trabalhos, e para além de informações diversas do PCA, apontando já algumas linhas de ação para o próximo ano letivo, em função dos Pareceres do Conselho Fiscal e Assembleia Geral relativos ao exercício de 2024, foi feito um balanço do Plano de Atividades do ano findo, vem como um ponto de situação relativamente aos alunos a frequentar e novas matrículas. Neste campo, ganha relevância a atualização da oferta, na EPE, com reajustamento em duas novas áreas, auguram-se um ano com algumas mudanças, desde dinâmicas de gestão a instalações, considerando a obra do Centro Tecnológico Especializado (CTE) em curso EPE e a previsão de requalificação, em breve, da Casa da Juventude, em Esposende, está instalada a EME. A necessidade de mudança, temporária, de instalações, está a ser trabalhada em conjunto pelo Município e Zendensino, tendo-se realizado já duas reuniões sobre este assunto, decorrendo, nesta fase, uma análise de alternativas possíveis, considerando a especificidade das exigências para o funcionamento das aulas de música.
Houve ainda lugar a uma reflexão em torno dos processos de certificação em curso, numa fase em que, após a certificação da EPE pelo sistema EQAVET e Norma 9001, se avança com similar procedimento na EME e na para a própria Zendensino, em termos globais.
Foi, também, detalhado o Projeto “Mosaico – Nô sta li (estamos aqui)”, que tendo como foco os alunos oriundos dos PALOP, que frequentam a EPE, acaba por impactar toda a comunidade e envolver um leque variados de parceiros, que vão desde organismos públicos a voluntários.
Em termos de preparação do ano letivo 2025/26, para além de se esboçar um cronograma de início de ano e de se analisar a oferta formativa, sua divulgação, ancorada em novos suportes informativas e numa imagem renovada da Zendensino, com apresentação dos cursos de ambas as escolas, foi apresentada a situação dos recursos humanos, sempre decorrente do número de alunos.
A reunião foi intermediada por um lanche, "made in Zendensino", agradecendo-se ao Município de Esposende, cooperante da Zendensino, a cedência do espaço.