Viana do Castelo: Quem gosta volta, quem ama fica!

As turmas Animador Sociocultural e Técnico de Restauração, do 1º ano, realizaram uma visita de estudo a Viana do Castelo, no dia 6 de julho.

Com efeito, as turmas, da parte da manhã, conheceram o Navio Museu Gil Eannes, através de uma visita guiada, em que foi possível fazer uma viagem ao tempo em que este navio assistia os pescadores, na Terra Nova, na pesca ao bacalhau. Durante 1h30 minutos, os alunos privaram com a história desta embarcação e com um verdadeiro hospital criado para socorrer os nossos compatriotas que andavam na faina. Ao mesmo tempo que acompanhavam as explicações do guia, preenchiam um roteiro sobre a história deste museu flutuante.

Da parte da tarde, a turma de Restauração fez a viagem até à Pousada do Monte de Santa Luzia, através do elevador de Santa Luzia, onde teve a oportunidade de apreciar a paisagem magnífica da cidade de Viana. Depois, foi o momento de privar com uma atmosfera requintada num edifício histórico, construído no ano de 1918, tendo visitado um quarto, o bar, o restaurante, a cozinha e a piscina. Os alunos perceberam que poderão efetuar estágio nesta unidade e esclareceram algumas dúvidas sobre o seu funcionamento.

A Turma Animador Sociocultural, da parte da tarde, visitou o Museu do Traje, onde sedestaca a exposição permanente "A Lã e o Linho no Traje do Alto Minho", que procura descrever o processo pelo qual as lavradeiras faziam o seu traje e a exposição de ouro que as mulheres exibiam.

Houve ainda tempo para percorrer e apreciar toda a área do centro histórico da cidade de Viana.

Com estas visitas os alunos ficaram a conhecer diferentes contextos de intervenção e compreenderam o papel dos museus na conservação e divulgação do património e da região.