TR16 em visita ao Museu Marítimo de Esposende

Captura de ecrã 2023-11-27, às 15.08.06.png

No passado dia 20 de novembro, os alunos do primeiro ano do Curso Técnico de Restauração, tiveram a oportunidade de visitar o complexo das Piscinas Foz do Cávado e o Museu Marítimo de Esposende.

No complexo das Piscinas Foz do Cávado, visitámos, para além dos serviços disponíveis,  o ginásio, jacuzzi e os banhos. Fomos recebidos pelo técnico Hugo Rocha que prontamente nos conduziu e mostrou todas as especificidades deste equipamento e demostrou a sua importância no contexto turístico local.

O Museu Marítimo, localizado numa das margens do Cávado, é conhecido pela sua vasta coleção de artefactos históricos e exposição permanente que narram a jornada marítima de Esposende ao longo do tempo. Esta visita proporcionou aos alunos o conhecimento aprofundado da interessante história marítima de Esposende e começou com uma calorosa receção pela técnica do museu Daniela Peixoto, ex-aluna da EPE, que apresentou de forma entusiasta a importância da herança marítima para a identidade local. Os alunos visitaram as instalações e foram conduzidos por uma jornada cronológica, passando por réplicas de embarcações antigas, instrumentos de navegação que ilustram a coragem e a habilidade dos marinheiros de outrora. Ainda houve tempo para apreciar o por do sol e uma foto no torreão.

Os professores responsáveis pela visita acreditam que experiências fora da sala de aula são fundamentais para ampliar os horizontes dos alunos. O Museu Marítimo é um espaço muito importante do concelho que oferece uma perspetiva única sobre a rica história marítima de Esposende. Agradecemos a visita e a simpatia com que fomos recebidos nestes dois locais!

Captura de ecrã 2023-11-27, às 15.07.47.pngCaptura de ecrã 2023-11-27, às 15.08.13.pngCaptura de ecrã 2023-11-27, às 15.07.40.pngCaptura de ecrã 2023-11-27, às 15.08.00.pngCaptura de ecrã 2023-11-27, às 15.07.52.png