EPE na tomada de posse dos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Fão

Ontem, dia 14 de Janeiro, foi um dia marcante na nossa Vila de Fão, já que pela manhã se realizou a primeira cerimónia pública de que há memória da Tomada de Posse dos novos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia e as Comemorações do 48º aniversário da Elevação de Fão a Vila, que teve lugar da parte da tarde.

Misericordiaint.jpg

Como iremos dedicar outro espaço às Comemorações da Elevação a Vila, neste reportamos, principalmente em imagens, gentilmente cedidas pelo amigo e grande profissional e artista da Fotografia Armando Jorge Reis, sobre a cerimónia de Tomada de Posse dos novos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Fão, a maior, a mais importante em termos económicos e sociais e mais antiga instituição da nossa Vila, e em alguns aspectos, do próprio concelho.

ConegoAAmorim.jpg

O evento realizou-se na Igreja Misericórdia de Fão e começou com uma eucaristia solene celebrada pelo Cónego Avelino Amorim, que representou a Arquidiocese e o Arcebispo Primaz de Braga, nesta cerimónia e que antes endereçou os parabéns à instituição e incentivo aos novos empossados, para esta nobre e importante missão.

CoroCatequese.jpg

No final da celebração religiosa, realizou-se a Tomada de Posse, dirigida pela Mesa da Assembleia geral cessante, que chamou individualmente todos os 23 elementos do novo elenco, que leu o Compromisso de Honra e o assinou.

MesaAG.jpg

No final da Tomada de Posse, seguiu-se um período de intervenções, que começou com a reeleita Engª Raquel Vale, que comentou as enormes dificuldades e desafios porque a anterior vigência passou, desde às carências financeiras aos enormes contrangimentos a todos os níveis causados pela pandemia.

CompromissoRV.jpg

A Provedora da Santa Casa da Misericórdia, disse estar bem ciente das grandes dificuldades que esta nova Administração terá pela frente, face ao contexto mundial, à instabilidade política do nosso país e à crise social inerente.

MesaAG.jpg

Raquel Vale, elencou como prioridades a tentativa de conseguir o equilíbrio financeiro desta instituição que emprega mais de 200 colaboradores e tem um orçamento que ultrapassa os 8 milhões de euros, com os enormes "handicaps" que são a necessidade de resposta para os financiamentos para as obras de vulto na instituição, que vão desde os próprios edifícios, reestruturação de espaços e necessidade de renovar equipamentos que se encontram na sua maioria em estado de avançada degradação.

DrManuelLemos.jpg

Na sua intervenção o Dr. Manuel de Lemos, que recentemente também havia sido reeleito Presidente do Conselho Directivo da União das Misericórdias Portuguesas, felicitou e incentivou o novo elenco directivo da SCM Fão, referindo, a coragem e dedicação que é preciso para estes cargos, as dificuldades porque tem passado, destacando o importante papel de todos os trabalhadores das instituições. Sobre o futuro, prevê ainda maiores contrariedade nos próximos meses, face á instabilidade política, que origina a falta de interlocutores da parte governativa, para "nos atender". Reforçou a ideia de que é preciso muita coragem, determinação e união, "pois todos juntos seremos uma força importante para fazer face aos problemas".

Convidados.jpg

O Arqº Benjamim Pereira, depois do elogio à instituição e à sua Provedora, com quem já trabalhou no Executivo da Câmara e lhe reconhece grandes qualidades técnicas e organizativas, fez uma evocação aos seus fundadores, que criaram a Santa Casa, em pleno reinado dos reis espanhóis, conhecida como "Disnatia Filipina", uma época de dificuldades ímpares.
O Presidente da Câmara o importante papel das Santa Casas, como os pilares da sociedade e dos mais carentes em especial, que encaram o espírito de missão e tem uma papel fundamental na área da saúde.

NovoRogerio.jpg

O evento foi concluído com um Verde de Honra, servido pela Escola Profissional, que tem sido um importante parceiro com todas as instituções fangueiros e neste caso particular com a Santa Casa da Misericórdia.