"Ritmo que Salva” - Movimento, Cultura e Consciência no Outubro Rosa

As alunas do curso de Técnico de Ação Educativa, da Escola Profissional de Esposende, da Zendensino, dinamizaram a atividade “Ritmo que Salva”, sob a coordenação da professora Sara Cepa, uma sessão de movimento cheia de energia e significado, realizada no dia 27 de outubro. Nesta atividade participaram as crianças do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Fão, parceira da nossa escola.

6.jpg

A atividade desenvolvida no âmbito da Prova de Aptidão Profissional do curso de Técnico de Ação Educativa, dedicado ao tema da motricidade grossa ao que se associou a sensibilização da comunidade escolar ao movimento mundial de prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

Ao som de músicas dos países de origem das alunas promotoras, as crianças viveram momentos de alegria, descoberta e partilha, celebrando a diversidade cultural e o espírito do Outubro Rosa, que nos recorda a importância do cuidado e hábitos de vida saudável. Mais do que um simples momento de exercício, o “Ritmo que Salva” representou a força, a união e a esperança que caracterizam a luta contra o cancro, incentivando todos a “mover-se” também pela solidariedade e pelo compromisso com a vida.

3 (1).jpg

O encontro terminou com um lanche saudável e convívio entre todos, reforçando laços entre instituições e promovendo valores de respeito, entreajuda e bem-estar. 

Um verdadeiro exemplo de como educar é também cuidar e mover corações! 

A atividade revelou-se uma experiência muito positiva, permitindo às alunas aplicar conhecimentos técnicos e competências essenciais — desde estratégias pedagógicas, a organização de eventos ao trabalho em equipa e à promoção da saúde — reforçando o papel do Técnico de Ação Educativa como agente de mudança e bem-estar nos grupos e comunidade.

Sara Cepa, Diretora de Curso.

4.jpg7.jpg2 (1).jpg5.jpg