Cursos de Nível Secundário:
CTE Cozinha/Pastelaria
CTE Pastelaria/Padaria
CTE Restaurante/Bar
CTE Alojamento Hoteleiro
Ação Educativa
Desporto*
Multimédia*
Cursos de Nível Básico:
CEF Cozinheiro/a
CEF Operador/a de Informática
*Nova Área de Formação
No âmbito do Programa Erasmus+, sete professores, da Escola Profissional de Esposende, estão a realizar uma formação, para aprofundar os seus conhecimentos sobre Inteligência Artificial (IA) e as suas aplicações na prática pedagógica, em Istambul, na Turquia, de 9 a 17 de novembro.
O projeto, designado Erasmus+ nrº 2024-1-PT01-KA122-SCH-000242619, Sonhos digitais, soluções reais para a EPE, tem como objetivo proporcionar uma experiência de intercâmbio de ideias e conhecimentos, numa altura em que a IA está a tornar-se cada vez mais relevante em diversas áreas de estudo e inovação.
Durante a formação, os participantes terão a oportunidade de desenvolver competências técnicas, mas também a promoção da cooperação internacional em áreas emergentes de inovação tecnológica. A Turquia, com o seu ecossistema crescente de startups e centros de investigação em IA, oferece um ambiente ideal para o intercâmbio de conhecimentos e práticas, consolidando a posição da Europa como um centro global de excelência em Inteligência Artificial.
Esta iniciativa é um exemplo claro de como os programas de mobilidade do Erasmus+ contribuem para a criação de uma rede internacional de conhecimento, capacitando os profissionais da área tecnológica para enfrentarem os desafios e as oportunidades que a Inteligência Artificial oferece no contexto global.
Esta formação promove, também, o intercâmbio cultural e social entre diferentes países, permitindo o desenvolvimento de competências transversais, como o trabalho em equipa, a comunicação intercultural e a resolução de problemas complexos.
Este tipo de iniciativas no âmbito do Erasmus+ contribui para a criação de uma rede internacional de conhecimento e colaboração em áreas emergentes, como a Inteligência Artificial e reforça o papel da educação na formação de profissionais aptos a enfrentar os desafios do futuro digital.
Os professores esperam com esta experiência trazer contributos para a prática pedagógica e dotar a EPE de ferramentas inovadoras, contribuindo para uma formação de qualidade e de inovação.