Cursos de Nível Secundário:
CTE Cozinha/Pastelaria
CTE Pastelaria/Padaria
CTE Restaurante/Bar
CTE Alojamento Hoteleiro
Ação Educativa
Desporto*
Multimédia*
Cursos de Nível Básico:
CEF Cozinheiro/a
CEF Operador/a de Informática
*Nova Área de Formação
Na manhã do dia 18 de junho, as alunas do curso de Técnico de Ação Educativa participaram numa inspiradora atividade ao ar livre, que uniu imaginação, expressão artística e reflexão pessoal. No espaço exterior da escola, utilizando apenas giz e o corpo como meio de expressão, representaram no chão o meio de transporte simbólico que as conduzirá na jornada rumo aos seus sonhos.
Partindo do mote proposto pelo escritor Paulo Coelho, surpreendemos as alunas ao retirá-las da habitual sala de aula, incentivando-as a deixar de lado o papel, o computador e o lápis, para darem asas à imaginação.
Na EPE e no curso de Ação Educativa, valorizamos profundamente a liberdade de expressão e criação, pois acreditamos que estas são formas de "ler o mundo" que devem ser estimuladas desde cedo e ao longo de toda a vida.
“O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e de correr o risco de viver os seus sonhos.” — Paulo Coelho
A atividade teve como principais objetivos promover a valorização da identidade individual, estimular a criatividade e reforçar a ideia de que a educação é o verdadeiro motor dos sonhos. Entre barcos, naves, motas, bolas de sabão e até a lua, as alunas expressaram, com cor e entusiasmo, as suas esperanças e projetos de vida, num momento que aliou arte e introspeção.
Com este espírito, procurámos alargar os limites da sala de aula tradicional, mostrando que o chão da escola pode ser um espaço fértil para o florescimento de ideias, sonhos e aprendizagens significativas.
As alunas — futuras educadoras — viveram uma experiência pedagógica transformadora, que um dia poderão replicar com as crianças e jovens que irão acompanhar.
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” — Paulo Freire