Cursos de Nível Secundário:
CTE Cozinha/Pastelaria
CTE Pastelaria/Padaria
CTE Restaurante/Bar
CTE Alojamento Hoteleiro
Ação Educativa
Desporto*
Multimédia*
Cursos de Nível Básico:
CEF Cozinheiro/a
CEF Operador/a de Informática
*Nova Área de Formação
A Zendensino prossegue com o seu projeto Mosaico, procurando construir redes colaborativas, de apoio aos alunos, com foco nos PALOP, mas que acabam por aplicar-se à totalidade da sua comunidade educativa.
No dia 26 de junho foi dado mais um passo na construção desta rede, com o estabelecimento e reforço de elos, tendo reunido os responsáveis da Zendensino e Escola Profissional de Esposende (EPE) com a Saúde Escolar, no caso as enfermeiras Leonor e Vânia, já implicadas em anteriores processos de trabalho.
Nesta reunião, que teve também a presença de Carlos Gomes de Sá, Presidente do Conselho de Administração da Zendensino, e das psicólogas Rita Capitão e Ana Ramires, a par de Cristina Azevedo, responsável pelos alunos PALOP, foi feito um balanço da atividade dinamizada na Pousada da Juventude, no dia 12 deste mês, visando o reajustamento de um plano de intervenção, a implementar em setembro, com incidência na EPE e na própria pousada, onde está alojada a maioria dos alunos PALOP que frequentam a EPE.
No imediato, e para responder a questões diversas na área da saúde, sobretudo em termos de ações de proatividade e prevenção, análise e encaminhamento, foi redesenhado o gabinete de apoio ao aluno, que passa a ter o nome de “Gabinete 111”. No fundo, o objetivo é capacitar os profissionais que lidam com os alunos, e estes em primeira linha, para um conjunto de ações passíveis de serem desenvolvidas, antes de acionarmos a emergência, o 112!
O projeto “Mosaico”, como já partilhado no site da EPE, pressupõe o envolvimento de parceiros diversos, de institucionais a particulares, num trabalho articulado e permanente, visando a plena integração dos alunos, na escola e na comunidade.