ESCOLA PROFISSIONAL APRESENTA TRABALHOS NO FÓRUM BRAGA: Intercávado – construção de um lugar comum.

11 dez 2025

No âmbito do projeto “ Lugar Comum - Espaço de Construção”, projeto criado e promovido pela Musa – Associação Artística e de Intervenção Social, co-financiado pelo FAMI, Alto Comissariado para as Migrações, Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna e União Europeia, desenvolvido pela CIM Cávado em contando com o apoio do Município do Município de Esposende, a Escola Profissional de Esposende (EPE), da Zendensino, apresentou, no dia 10 de dezembro, no Fórum Braga, duas atividades desenvolvidas neste 1º período, num espetáculo com o título “Intercávado – construção de um lugar comum”.

WhatsApp Image 2025-12-11 at 10.40.07.jpeg

Partindo o mote “Inclusão pelas Artes na primeira pessoa”, foram recolhidos depoimentos de alunos migrantes a frequentar a EPE, tendo como ponto de partida os testemunhos dos participantes sobre as suas vidas, a sua cultura e as suas tradições, para além da utilização de uma dança/coreografia, decorrente do trabalho realizado em sala de aula a propósito do Sermão de Santo António aos Peixes, a que se junta uma instalação artística inspirada no mar, isto quando somos, das 12 escolas envolvidas no projeto, a única que tem este elemento distintivo.

WhatsApp Image 2025-12-10 at 10.30.56 (2).jpeg

Os trabalhos foram muito apreciados, tendo sido também impactante para os alunos e professores envolvidos no projeto, a criação de uma instalação artística inspirada no Mar, dando forma a um peixe, construído a partir de resíduos reutilizados, com o objetivo de sensibilizar para a preservação ambiental. A Zendensino agradece, desde já, a colaboração dos pescadores locais, em especial ao Paulo Gonçalves, que cederam materiais para a instalação em preparação. 

WhatsApp Image 2025-12-10 at 10.30.57 (1).jpeg

A segunda ação, que mereceu uma forte ovação dos quase 2000 alunos presentes no Pavilhão, é uma coreografia dramatizada, centrada nos Direitos Humanos, idealizada nas disciplinas de Português, com a professora Luzia Silva, e Inglês, com a professora Sílvia Pires, trabalho que será, de possível, apresentado agora em Esposende, para os alunos da EPE.

Por fim, destaque para a recolha e partilha de histórias de vida de alunos maioritariamente imigrantes provenientes de diferentes continentes, que dão voz às suas experiências e trajetórias pessoais, depoimentos vertidos em registos digitais, que serão partilhados, em breve, num formato ebook que encerra todas as realizações deste projeto intermunicipal, onde a Zendensino esteve, de forma briosa e muito digna, a representar o concelho de Esposende. 

No total, o projeto envolveu 42 escolas da CIM Cávado, 2500 alunos, dos quais 1039 são naturais de países terceiros à União Europeia (NPT) e 32 professores e 37 assistentes formados. No caso da EPE, foram envolvidos cerca de 80 alunos.
Com esta iniciativa, a Escola Profissional de Esposende reforça o seu compromisso com a arte, a cidadania e a inclusão, dando voz à diversidade e à criatividade dos seus alunos.

WhatsApp Image 2025-12-10 at 10.30.57.jpeg

WhatsApp Image 2025-12-10 at 10.30.56 (1).jpeg